Como o nome indica, o Mod de Garry era originalmente um mod Source Engine que permitia ao usuário mexer com a física, os modelos e os adereços daquele motor. O mod foi lançado em 2004, antes de gerar um produto autônomo no Steam em 2006. Agora, em 2021, o Mod de Garry vendeu um produto espantoso 20 milhões de cópias.
Isso é muito impressionante para um jogo que não tem objetivos, narrativa ou incentivos: você apenas inicializa e tudo por aí, embora os jogadores tenham conseguido criar alguns mapas, mods e modos bem malucos e brilhantes. De acordo com Garry Newman em nossa entrevista de 2019, os potenciais de RPG do jogo são um dos grandes atrativos para os jogadores. “Os modos de jogo de RPG ainda são uma coisa enorme”, disse ele, “mas isso por si só pode abranger milhares de outros sub-modos de jogo.”
Apesar de uma espécie de sequência estar no horizonte, as vendas de Mod de Garry parecem estar acelerando em vez de declinar: o jogo atingiu seu 10 milhões de vendas marco em 2016 após dez anos à venda. Demorou mais cinco anos para adicionar outros 10 milhões a esse número. Infelizmente, Newman não ganha um dólar por cada cópia vendida.
Quanto a esse tipo de sequência, é chamado de s & box e está indo muito bem. Os planos para usar o Unreal Engine 4 foram abandonados em favor do Half Life: Alyx engine Source 2.